quinta-feira, 21 de agosto de 2008

21° Domingo do Tempo Comum (vocacoes.com.br)

Confissão de Pedro
Jesus e os discípulos chegam às imediações de Cesaréia de Filipe, a cerca de 50 km do lago de Genesaré. Cesaréia se chamava Paneas, em honra ao deus Pan, a quem eram oferecidos cultos numa gruta. Com a morte de Herodes, a região passou a ser governada pelo tetrarca Filipe. Este, para cultuar o César, passou a chamar a cidade de Cesaréia de Filipe. A população, quase na sua totalidade, era pagã. Portanto, Jesus e os discípulos estão fora do centro político, econômico e religioso. Enquanto caminhavam próximos da cidade de Cesaréia, Ele interpela os discípulos: "Quem dizem os homens que é o Filho do Homem?". Pegos de surpresa, eles apresentam as mais diferentes versões. Os testemunhos demonstram que o povo desconhece e não acredita que Jesus seja o Messias, pois esperava por um outro messias, poderoso e triunfante. Seguindo em frente na caminhada, o Mestre deseja saber o que eles, os discípulos, pensam a seu respeito: "E vocês, quem dizem que eu sou?". Todos se calam, menos Pedro, que responde: "Tu és o Messias, o Filho do Deus vivo". A confissão do discípulo reconhece em Jesus a messianidade e a divindade - Messias e Filho de Deus. Observemos que Cristo será condenado mais tarde por essas realidades proclamadas por Simão Pedro (cf. Jo 5,18;10,33). O Mestre felicita o discípulo por sua resposta: "Você é feliz, Simão, filho de Jonas, porque não foi um ser humano que lhe revelou isso, mas o meu Pai, que está nos céus". A profissão de fé do discípulo é fruto da revelação do Pai; sem o auxílio da graça de Deus, jamais chegaria ao conhecimento da divindade do Filho de Deus. Em uma expressão solene, Jesus proclama: "Você é Pedro, e sobre essa pedra construirei a minha Igreja, e o poder da morte nunca poderá vencê-la". Jesus reconhece que o discípulo é uma "rocha" que dará solidez à Igreja, isto é, ao novo Povo de Deus. Só Mateus usa a palavra "Igreja" para designar a reunião daqueles que constituíam o verdadeiro Povo de Deus. Jesus se apresenta como o "construtor" (construirei) do edifício que é o novo povo (a Igreja). Como alicerce, Pedro dará consistência e durabilidade ao novo edifício. O reino do mal e o poder da morte não terão domínio sobre a nova sociedade. O Mestre garante que sua Igreja permanecerá viva e será portadora de vida, resistindo e superando muitas tensões e provações."Eu lhe darei as chaves do Reino dos Céus...". A quem se entrega as chaves de uma cidade, se lhe concede a faculdade de governá-la. Jesus reconhece em Pedro a autoridade de liderança da comunidade do novo povo. Ele, como administrador da Igreja, exercerá o poder de admitir ou de excluir, de absolver ou de condenar, de desligar ou de ligar. Suas decisões serão ratificadas no Reino dos Céus.

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