sábado, 1 de setembro de 2007

Seguir a Cristo, servo no último lugar, Beato Carlos de Foucauld (1858-1916)

eremita e misionário no SaharaRetiro, Terra Santa, Quaresla 1898
[Diz Cristo:] Vede o meu cuidado para com os homens e observai como deve ser o vosso. Vede a minha humildade perante o bem dos homens e aprendei a baixar-vos para fazerdes o bem..., a tornar-vos pequenos para conquistar os outros, a não recear descer, perder os vossos direitos quando se trata de fazer o bem, a não acreditar que, descendo, se perde a capacidade de fazer o bem. Pelo contrário, quando desceis, imitais-me; ao descer, empregais, por amor dos homens, o meio que eu mesmo empreguei; ao descer, caminhais pelo meu caminho e, por conseguinte, na verdade; e ocupais o melhor lugar para terdes a vida e para a dardes aos outros... Eu ponho-me ao nível das criaturas pela minha encarnação, ao nível dos pecadores... pelo meu baptismo: descida, humildade... Descei sempre, humilhai-vos sempre. Que os que são os primeiros se mantenham sempre no último lugar, por humildade e por disposição de espírito, num sentimento de descida e de serviço. Amor dos homens, humildade, último lugar: sempre no último lugar enquanto a vontade divina não vos chamar a ocupar algum outro porque, então, é preciso obedecer. A obediência antes de tudo, a conformidade à vontade de Deus. Quando estiverdes no primeiro lugar, mantende-vos no último em espírito, pela humildade; ocupai-o em espírito de serviço, dizendo a vós mesmos que só estais aí para servir os outros e conduzi-los à salvação

Nenhum comentário: