quinta-feira, 6 de novembro de 2008

Dedicação da Basílica de Latrão (vocacoes.com.br)

Jesus expulsa os vendilhões do tempo
Hoje é o aniversário da Dedicação da Basílica de Latrão, catedral de Roma, fundada pelo papa Melquíades (311-314). Esta é considerada a mãe de todas as igrejas do mundo; nela se realizaram as sessões de cinco grandes concílios ecumênicos.Na solenidade da Dedicação da Basílica de Latrão, não se celebra uma construção, mas aquilo que representa. Trata-se de uma festa que recorda o local onde são celebrados os mistérios da salvação. O texto escolhido é do segundo capítulo de João (Jo 2,13-22), em que Jesus compara o templo com o seu corpo que ressuscitará. Esta cena acontece logo após as Bodas de Caná, na Galiléia. Jesus vai a Jerusalém para a primeira das três páscoas relatadas no quarto Evangelho de João. Para entender sua atitude, devemos lembrar que o templo era o lugar onde o povo de Israel oferecia seus sacrifícios ao Senhor, com oferendas provenientes de todo o país. Todavia, havia se transformado numa espécie de "Banco Central" do povo judeu, um centro de arrecadação de impostos, câmbio e venda de animais para os sacrifícios. Vendo que "a casa do Pai tinha se tornado um mercado", Jesus expulsou os mercadores e suas mercadorias, bem como o culto praticado ali. A imagem de Jesus com o chicote em punho, expulsando do templo de Jerusalém cambistas e comerciantes e derrubando as mesas pelo chão, não se coaduna com aquela de "Jesus manso e humilde" (Mt 11,29) que temos; mas é preciso recordar que, quando ataca o comércio, Ele está impedindo que funcione alimentando o sistema explorador e opressor do povo. O templo de pedras será substituído pelo próprio corpo e, a partir disso, o verdadeiro templo serão as pessoas, o povo da nova aliança. Jesus desafia as autoridades judaicas do templo, dizendo que, se este fosse destruído, Ele o reergueria em três dias (v.19). Para João, em Jesus, edifica-se um novo templo com um novo culto, que será reerguido em três dias. No novo edifício, vai se manifestar a glória de Deus e todos o adorarão em espírito e verdade. A mensagem é clara: o primeiro templo de Deus é formado pelas pessoas muitas vezes oprimidas. A verdadeira prova da grandeza da fé de uma comunidade não está no tamanho de sua igreja, mas no cuidado com os mais sofridos entre o povo. Nosso Deus não é o Deus dos tijolos ou da areia, mas das pessoas. O verdadeiro culto acontece em "espírito e verdade" (Jo 4,24), no zelo pelos sofridos e fracos!

Nenhum comentário: