sexta-feira, 17 de agosto de 2007

Dionísio o Cartuxo (1402-1471), monge

Comentário ao Evangelho de Lucas, 12, 72-74
Acender no coração dos homens o fogo do amor de Deus
“Vim trazer fogo à terra”: desci do alto dos céus e, pelo mistério da Minha encarnação, manifestei-Me aos homens para acender no coração humano o fogo do amor divino. “E que quero se não que arda” – isto é, que pegue e se torne uma chama activada pelo Espírito Santo, que faça brilhar actos de bondade!Cristo anuncia a seguir que terá de morrer na cruz para que o fogo deste amor incendeie a humanidade. Foi, efectivamente, a santíssima Paixão de Cristo que valeu à humanidade dom tão grande, e é sobretudo a memória da Sua Paixão que acende uma chama nos corações fiéis. “Tenho de receber um baptismo”; ou seja: compete-Me e está-Me reservado, por especial disposição de Deus, receber um baptismo de sangue, banhar-me e como que mergulhar nas águas do Meu sangue derramado na cruz, a fim de resgatar o mundo inteiro. “E que angústia é a Minha até que tal se cumpra” – por outras palavras, até que Minha Paixão seja completa, e que Eu possa dizer: “Tudo está consumado!” (Jo 19, 30).

Nenhum comentário: